quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ganha-pão

Today, quero expressar-me sobre meu ganha-pão. O que me faz acordar diariamente as 7 horas da manhã.
Sou formada em Hotelaria (trabalhei nisso por 2 anos e desisti), contudo trabalho no mercado financeiro e a partir daí me pós-graduei em Produtos Financeiros e Gestão de Risco.
Trabalho mais precisamente numa Gestora de Ativos - para quem não sabe é um escritório que faz gestão de carteira de ações basicamente. Ou seja, você caro endinheirado, quer investir em ações mas não entende nadinha disso e prefere que alguém especializado o faça.... tcharam! Somos nós!!!! :)
Mas o mercado acionário é muito intenso. Tem épocas que tudinho é motivo para alegria e grandes altas, gerando consequentemente muito lucro a todos. Nossa! É uma felicidade tão grande que não cabe dentro dos gestores, analistas e executivos de mercado! Fora as farras e extravagâncias que são feitas com tanto esbanjo de dinheiro por aí... hehe
Porém, a vida não é feita somente de coisas boas, não é mesmo!? Tem momentos (como o que estamos vivendo agorinha) bem depressivos. Até mesmo tristes que dá desânimo de tanto que as ações caem. Mal dá vontade de olhar para a tela de cotações de tanto vermelhinho que tem indicando baixa! Terrível. Péssimo...chega a ser até mesmo angustiante para aqueles mais apegados. 
Entretanto, após quase 5 longos e bem proveitosos anos de trabalho, percebo que para quem pode esperar e prospecta um futuro bem aconchegante, cheio de charme e lusho investir em ações é o caminho. Vem na minha que é real! 
Todo mundo acha que somente os mais abastados investem pois tem dinheiro de sobra para arriscar. Mas é aí que eu entro para discordar (eu adoro discordar de tudo) e aconselhar que com planejamento e meta dá sim para investir em ações e ter aquele futuro que mencionei acima. Concordo que ações realmente tem um risco maior mãs quanto maior o risco, maior o retorno.
Bom, para quem não quer se preocupar com mais isso na vida, o ideal é ter disciplina de mensalmente investir em Fundos ou Clube de Investimentos em Ações. No longo prazo, o retorno é bem legal, viu.
E para aqueles que já se interessam mais sobre o tema, está mais por dentro dos assuntos econômicos, lê sobre (é, porque tem que acompanhar...), podem ir comprando aos poucos ações de grandes empresas, aquelas que lhes transparece confiança e solidez. Escolha 3 ou 4 empresas inicialmente que goste (tente escolher aquelas de diferentes atividades) e então você compre ações regularmente dessas empresas. Depois quando tiver mais in sobre o assunto das finanças, diversifique mais sua carteira de ações com até 8 ou 10 empresas diferentes - estudos comprovam que ter em seu portfólio de 8 a 10 ações de empresas diferentes já é o suficiente para diversificar e reduzir os riscos - nunca ponha todos os ovos numa cesta só... lembram disso? Então é válido para o mercado financeiro também.
O mais importante para quem aplica em ações é não se desesperar em períodos de baixa e ter consciência e disciplina que comprar nessas épocas é o ideal.
Pense nisso e ótimos investimentos!!! 
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$